Joinville Intensifica ações de limpeza nos rios para preservar o meio ambiente |
CINE CAFÉ
-
- Victória Destefani Silveira de Souza - Apaixonada por cinema é estudante do Curso Técnico em Turismo no IFC, Campus São Francisco do Sul
Cidade Invisível: a importância do nosso folclore - Victória Destefani
E se as lendas do folclore brasileiro fossem reais? É exatamente isso que trata Cidade Invisível, a nova série da Netflix. Com bastante magia e um toque de mistério, somos levados a um mundo onde um detetive, levado pela investigação de um assassinato, decide entrar em uma batalha entre o mundo visível e um reino subterrâneo habitado por criaturas folclóricas.
Baseado na história de Carolina Munhoz e Raphael Draccon e com Carlos Saldanha como showrunner, a proposta da série é resgatar as histórias que ouvimos desde pequenos. A maneira com qual a produção faz isso é incrível, pois consegue misturar elementos atuais com as lendas eternas. Os personagens folclóricos tomam uma nova roupagem e um contexto diferente, mas com mistério e suspense.
O debate acerca da desvalorização das tradições orais é nitidamente destacado no enredo. Os famosos personagens agora vivem no Rio de Janeiro e se escondem da sociedade, travando guerras por medo da extinção da cultura. Mas é evidente que esse espaço dos personagens não é tão explorado como deveria. Enquanto alguns personagens possuem um maior espaço para explorar suas forças e fraquezas, outros são apenas mencionados, ou não chegam a ter a devida exposição de sua história. Essa falha no roteiro não transforma a série em algo ruim, mas transforma esses seres em figurantes quase irrelevantes para a trama.
O mesmo ocorre com alguns personagens envolvidos na investigação criminal e ameaça empresarial da Vila Toré. Mas esse pequeno furo no desenvolver da trama quase não recebe relevância, pois a história dos outros personagens e o carisma encobre esse fato. Esse resultado é fruto do mistério envolvente, que vez ou outra brinca com o terror e com elementos brasileiros. Em que outro lugar uma perícia seria cancelada por causa do jogo do Flamengo? São nesses pontos que o roteiro brinca e mexe com a brasilidade do enredo.
A investigação criminal acaba ficando como apenas uma história mais dentro de um grande enredo, pois todo o brilho é tomado pelo folclore e seus poderes. A ideia da criminalidade está longe de ser comparada ao engenhoso Sherlock Holmes, mas ainda alguns detalhes chamam a atenção do espectador. Isso porque, apesar de acontecimentos previsíveis, a trajetória de Eric ganha destaque com o mundo sobrenatural.
É extremamente importante saber quais nossas origens e preservar as tradições orais que recebemos. Ouvir com atenção e passar o conhecimento adiante. O folclore precisa estar vivo, e por isso obras como Cidade Invisível são essenciais. Embora o foco da narrativa seja o resgate cultural, a obra nos faz voltar à infância e lembrar desses momentos em que éramos crianças e ouvíamos falar que a Cuca vem pegar. Nossa história merece ser celebrada, e a série faz isso com total genialidade.
Deixe seu comentário